LEONARDO DA VINCI

    O trabalho fala sobre algumas das maiores criações de uma das mentes mais brilhantes da sua época e é considerada até os dias de hoje um gênio.
    Ele viveu entre os século XV e XVI, e sua obra mais conhecida é uma pintura, chamada Monalisa.
    Da Vinci foi o homem inesgotável inventividade artística e científica. Foi pintor, escultor, arquiteto e inventor. Além de realizar estudos anatômicos, esboçou projetos mecânicos de moinhos de água, teares automáticos, máquinas bélicas e até helicópteros.


Assista...


       "A Vida de Leonardo da Vinci é considerado o melhor e mais completo filme sobre esse grande mestre. Uma superprodução milionária da RAI filmada nas locações reais nas quais viveu o artista, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica.

       Conheça toda a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), de sua infância em Florença à sua morte na França, incluindo sua rivalidade com Michelangelo e a amizade com Botticelli. 
Acompanhe o processo de criação de suas principais obras-primas, como A Última Ceia e Mona Lisa, seus desenhos da anatomia humana e suas inúmeras invenções.
       O filme em sua versão completa restaurada e remasterizada, com mais de cinco horas de duração, dividido em 2 partes".



                        Parte 1:

                            
                      Parte 2:



A vida de Da Vinci


Nascido em um pequeno vilarejo próximo ao vilarejo de Vinci, em 15 de abril de 1452, era filho de Piero de Antonio da Vinci e de uma camponesa, de nome Catarina. Foi criado por sua mãe, e naquela época os filhos que eram criados apenas pela mãe, eram chamados de bastardos, que era o caso de da Vinci. Seu nome completo era Leonardo di ser Piero da Vinci, mas assinava suas obras apenas como da Vinci ou também como Lo Leonardo.


Leonardo cresceu no campo, o que poderia justificar seu amor pela natureza. Também mantinha uma grande paixão por cavalos, os quais vieram a ser objeto de estudo do pintor, alguns anos depois.

Em 1469, da Vinci mudou-se para Florença, onde iniciou seu aprendizado no atelier do pintor Andrea del Verrochio. Em 1472 iniciou seus estudos da anatomia humana, e começou a elaborar inúmeros esquemas e desenhos do corpo humano.
A sua primeira pintura é intitulada de Desenho da Paisagem do Vale do Arno, datada de 1473. As pinturas mais conhecidas de da Vinci são a Monalisa (ou la Gioconda) e também A Última Ceia.

Apenas dezessete de suas pinturas ainda existem atualmente, e nenhuma das estátuas.
Se contássemos também seus projetos, com toda certeza levaríamos muito tempo para levantar material suficiente, mas da Vinci também foi o percussor de várias máquinas usadas atualmente, como o helicóptero, o tanque de guerra e até o avião.

Leonardo foi muito criticado em sua época, pois as pessoas não entendiam o significado de toda sua pesquisa e também suas criações e projetos. Para eles, da Vinci era um louco, mas para a sociedade atual ele é visto como um gênio.

Em seus estudos da anatomia humana, Leonardo confessou em seu leito de morte que para tais pesquisas ele comprara e muitas vezes até roubara corpos para tirar a pele, analisar as juntas dos ossos e também observar a circulação das veias.

Os cadernos com suas anotações foram incompreensíveis por muitos e muitos anos, pois estava escrito de um jeito especial. Mais tarde fora descoberto que da Vinci escreveu tais resultados para serem lidos em frente á um espelho.

O artista viveu em uma época muito influenciada pela igreja católica, e por isso preferiu optar pela clandestinidade em suas pesquisas, já que o que ele praticava poderia ser considerado um ato contra esta religião. Se descobertos os roubos á cadáveres que ele havia feito, ele poderia ser repreendido e até condenado à morte  pela igreja.

Muitas pessoas dizem que Leonardo era pagão e que ele só explorou as instituições religiosas para tirar proveito destas.Ainda nos dias atuais, muitos estudiosos sustentam que há mensagens escondidas em várias obras de da Vinci que reforçam a ideia de que ele era pagão, mas estudos atuais dizem que Leonardo era um ateu fervoroso.

A maioria destas teorias ronda em torno da Monalisa (la Gioconda). Algumas destas pesquisas dizem que o quadro seria um auto retrato mas com feições femininas, o que explicaria o sorriso ambíguo da pessoa retratada. Mas a teoria mais aceita é de que Monalisa seria a mulher do comprador do quadro, Francesco Bartolomeo del Giocondo, daí o nome la Gioconda.

Outra teoria, também muito famosa por ter sido abordada no livro O código da Vinci , de Dan Brown, é que a Monalisa seria o anagrama para duas divindades da fertilidade, Amon e L’Isa, muito referenciadas pelos pagãos na época.

A morte do gênio

Leonardo estava doente e com um problema nas articulação da mão esquerda, que estava o impedindo de pintar. Mora no Castelo de Cloux, perto de Amboise, no Touraine - uma residência de Francisco I. O rei é uma das suas visitas constantes. Outra é De Beatis, secretário do Cardeal de Aragon, a quem confessa que "dissecara trinta cadáveres, corpos que precisou comprar ou roubar para arrancar a pele, seguir o caminho das veias, estudar a junção dos ossos, aprender a disposição dos músculos, á procura dos segredos do movimento do homem”. Mostra suas pesquisas, as conclusões a que chegou, as questões que formulou, tudo anotado numa escrita peculiar, intraduzível, indecifrável durante anos (até que se descobriu que ele escrevia para ser lido diante de um espelho). Esses cadernos, se revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cem anos, no mínimo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário