AMOR É FOGO QUE ARDE

"Amor é Fogo que Arde" - pequena introdução



"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"



Este soneto, um dos mais famosos do português Luís de Camões (1524-1580), é uma belíssima definição do amor. Este sentimento, cuja simplicidade atordoa qualquer ser propenso à emoções, é também uma das mais complexas perguntas que assolam o coração humano: pois, afinal, o que é o Amor? Camões nos revela a própria definição, uma contrariedade que tanto dói na alma que nos faz sorrir. Segundo o site www.passeioweb.com*, "o poeta buscou analisar o sentimento amoroso racionalmente, por meio de uma operação de fundo intelectual, racional, valendo-se de raciocínios próximos da lógica formal. Mas como o amor é um sentimento vago, imensurável, Camões acabou por concluir pela ineficácia de sua análise, desembocando no paradoxo do último verso."
Porém, tendo cada um sua própria personalidade, cada um é atingido pelo amor de um jeito, cada um o sente à sua maneira e, portanto, cada um tem uma resposta diferente para nossa pergunta. E este é nosso objetivo: obter muitas definições de Amor e espalhá-las por aí, como uma forma de compartilhar o amor que cada um guarda dentro de si!

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria." (Legião Urbana)

Giovana Barbosa, Vitória Favini, Amanda Leal, Mahara M. de Aguiar, Gabriela Loruz e Tiffany Fronza


*http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/amor_fogo_que_arde_sem_se_ver_poema




Monte Castelo - Legião Urbana


Monte Castelo. Chama-se assim por este ter sido o local onde a F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira) ganhou sua principal batalha durante a Segunda Guerra Mundial, aludindo a um dos maiores atos de desamor da humanidade. Uma bela ironia. Tão bela quanto a letra da música, que reúne trechos do poema lírico de Camões (nosso tema principal)e trechos do capítulo 13 de Coríntios, livro da Bíblia.
A banda que musicou estes versos foi Legião Urbana, sendo a melodia composta por Renato Russo, vocalista. Foi lançada em 1989, no álbum "Quatro Estações" da banda.
Desfrutem.




Fontes: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário