terça-feira, 9 de julho de 2013

Debates sobre os protestos

Na aula de português, discutimos os recentes protestos que têm tomado o país em relação à tarifa de ônibus. Apesar das opiniões dos demais colegas terem no fundo, boas intenções, é necessário se fazer notar que as mesmas têm uma visão equivocado da atual situação do país. Exemplo disso é a fala do nosso colega Gabriel, e sim, nós citaremos nomes, pois cada um é responsável pelo que diz e “tudo o que você disser poderá ser usado contra você no tribunal”, que diz: “Agora não adianta mais impedir a realização da Copa, o nosso dinheiro já foi roubado pelo governo”. Caro Gabriel, com governo, o que você quer dizer? É só pensar que a presidente Dilma não tem total soberania sobre o nosso Estado, e não é o governador do estado de Santa Catarina quem decide se haverá ou não a construção do estádio da Copa.
 Tirando essa notória contrariedade, deve se fazer notar que o nosso dinheiro não foi “roubado”, mas sim, de certa forma, “investido”. E com “investido”, nós estamos falando do imenso retorno financeiro proporcionado pela atividade turística que a Copa movimenta no país. Claro, nem tudo é um mar de rosas, como diria, com outras palavras, a professora de português, mas também não podemos dizer que estamos sendo “explorados financeiramente” apenas para que haja a realização da Copa no país, afinal, quem está hoje reclamando do “desvio” de verbas de educação e saúde para a concretização da Copa, eram as mesmas pessoas que estavam torcendo, meses atrás, para que o Brasil fosse escolhido para a sede da Copa.
 Voltando às manifestações: muita gente tem relacionado o preço abusivo das tarifas ao governo Dilma. A presidente não tem poder nenhum em relação ao preço abusivo das tarifas de nenhum estado ou cidade. Quer saber quem está cobrando taxas absurdas do transporte público? As empresas donas dos mesmos! Quer saber qual a porcentagem do lucro do transporte público que vai para a folha de pagamento dos cobradores e motoristas? 45%!! Quanto vai pra os patrões, donos das empresas de transporte público? 55%!!
 E o mais engraçado é que, falando de forma resumida, para que uma certa empresa “administre” o transporte público de uma cidade, é feita uma concessão entre o governador do estado e a empresa,em outras palavras, um grande acordo para que a empresa possa explorar esse recurso em contratos a longo prazo, em geral de 20, 30 ANOS!
 Enfim, para encerrar: se informem mais antes de sair por aí, criticando o governo e meio mundo de gente. É só lembrar que, não fosse o governo Lula, muita gente não estaria nessa sala de aula ou nessa escola. Afinal, nós temos certeza que muita gente entrou no IFSC graças às cotas. E mais: lembrem-se que, assim como a Globo manipula as informações através da televisão, a Internet não está livre da manipulação de informação. Informem-se antes de saírem por aí falando bobagem por que alguém no Facebook falou isso.
 Esperamos ter esclarecido algumas pessoas, ou pelo menos dado nossas opiniões sobre os correntes assuntos. O gigante nunca dormiu. Foram apenas algumas pessoas que resolveram levantar seus traseiros do computador, colocarem suas máscaras do Guy Fawkes e saírem na rua para fazer protestos anti-partidários, e consequentemente fascistas, contra a tarifa. 

Grupo: Amor e ódio. 
Vitor Pomar, Matheus Bacaicoa e mais alguém que eu não lembro agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário